Book Time: Simplesmente Ana

Olá!

A resenha de hoje é sobre um livro que me provocou muitas emoções mistas, “Simplesmente Ana” da autora Marina Carvalho e publicado pela Editora Novo Conceito. O livro conta a história da Ana Carina, uma mineirinha de 20 anos que descobriu que seu pai, que ela nunca conheceu, é o rei de um país europeu chamado Krósvia. Seu pai a convida para passar uma temporada com ele em seu país, e após pensar bastante ela resolve ir. Ana combinou com seu pai de passar 6 meses na Krósvia, pra isso ela trancou a faculdade de Direito que ela fazia aqui no Brasil, e foi.Lá ela conhece muitas pessoas especiais, dentre elas, Alexander, filho da ex-mulher do seu pai. De cara Alex acusa ela de ser uma aproveitadora qualquer, e desde esse ponto a relação deles se estabelece cheio de altos e baixos. Mas, como já era de se esperar, ao longo da história eles acabam se conhecendo melhor e pode ser que exista uma paixãozinha entre os dois. Tudo seria lindo, tudo seria ótimo se não fosse pela namorada dele, a Laika (aka: nome de cachorro). Entre isso, a apresentação da nova Princesa da Krósvia e toda a vida, amigos e família, que ela tem aqui no Brasil, o livro conta toda a adaptação de Ana em um novo país, nova cultura, e a decisão de ficar no país do pai e exercer o papel de princesa ou voltar ao Brasil e ser simplesmente Ana.

IMG_0388

No começo do livro eu não conseguia parar de pensar no “Diário da Princesa”. A história é realmente muito parecida, pelo menos a base dela. Aí eu li mais algumas páginas e encontrei alguns emails, conversas telefônicas e mensagens de redes sociais inseridos no livro, o que me fez pensar novamente em “Meg Cabot”. Na hora eu pensei: “Caramba, é parecido demais com os livros da escritora americana!”. Mas será que isso é algo ruim? Poxa, a Meg é uma das minhas autoras preferidas, já li vários livros dela, só esse mês foram dois. O fato da Marina ter o mesmo estilo dela não deveria me incomodar tanto. Quando percebi o quão boba eu estava sendo, voltei a ler livre de todos os meus preconceitos, e posso dizer com toda alegria que não em arrependi.

Ao longo do livro a narrativa vai ganhando elementos originais, revelando um enredo muito bem desenvolvido. O fato de ser escrito por uma brasileira e mineira, faz com que o livro tenha várias referências palpáveis para nós, fala de pessoas e lugares que todos nós conhecemos, e isso contribui para uma experiência muito mais vívida da história que está sendo contada. Quando li um trecho onde é citada a cidade de Guarapari, quase surtei de emoção por causa de uma referência ao meu estado lindo e tão pouco valorizado no cenário nacional.

No fim, acabei me deparando com um livro fofo e leve, rápido e fácil de ler, e uma personagem com a qual a gente pode se identificar muito, no meu caso, mais do que só com o nome. Adorei a escrita da autora e já adicionei outro livro dela na minha wishlist, o livro “Azul a cor do mar”. Gostei de verdade desse livro e digo com todo orgulho que “paguei a língua”, super recomendo!

Um Beijo,

Ana ♥

4 comentários sobre “Book Time: Simplesmente Ana

  1. Eu adorei seu blog ! O design dele é muito legal e os posts tem um estilo profissional incrível ! Gostei muito das suas resenhas e essa em especial me fez ficar com muita vontade de ler esse livro ! Adorei ! Beijos Anne do blog Colorful Jelly Beans

Deixe um comentário

